quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Furnas - Trilhos pedestres


Depois de uma pausa para preparar as festas de Natal e Ano Novo, cá estamos de regresso para lhe dar algumas informações sobre o vosso destino de viagem: São Miguel. Como prometido no último post, hoje vamos falar sobre os trilhos pedestres existentes nas Furnas.




PRC6SMI - Furnas

Este percurso inicia-se e termina na Freguesia das Furnas e tem a duração aproximada de 3h. O percurso inicia-se na Três Bicas e passa por dentro da localidade até que se começa a subir por uma estrada alcatroada que dá acesso à Lagoa das Furnas. Seguindo atentamente a sinalética chegará às Caldeiras da Lagoa cerca de 2,5 km após o início do percurso. Nessa zona encontram-se frequentemente turistas a observar os habitantes locais que aproveitam a elevada temperatura do solo para fazerem cozinhados tradicionais. De seguida o percurso segue sempre junto à Margem da Lagoa, contornando-a através de um caminho de terra batida muito acessível. Após caminhar cerca de 3 km encontrará a Ermida Nossa Senhora das Vitórias, construída no século XIX em estilo Gótico. Continue depois na berma da estrada regional em calçada de pedra cerca de 1,5 km até que encontrará um desvio à sua direita que desce para a Freguesia das Furnas. Seguindo sempre por esse caminho chegará ao final do trilho cerca de 30m depois.


Ilha: São Miguel
Dificuldade: Fácil
Extensão: 9.2 Km
Tempo: 2h 50m


PR22SMI - Pico do Ferro – Caldeiras da Lagoa das Furnas
 
  O percurso inicia-se no Miradouro do Pico do Ferro, termina nas Caldeiras da Lagoa das Furnas e tem a duração de cerca de 1h30. Inicia-se num piso alcatroado que desce no sentido oposto ao miradouro e, cerca de 200m depois, encontra-se um desvio à direita para um atalho de pé posto que desce a falésia. É um trilho curto mas onde se pode encontrar uma grande variedade de plantas endémicas tais como o folhado (Viburnum tinus), o louro (Laurus sp.), a uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), a urze (Erica azorica), e como plantas introduzidas a cletra (Clethra arborea), a gigante (Gunnera tinctoria), o incenso (Pittosporum undulatum) e a conteira (Hedychium gardneranum) e também o imponente feto arbóreo. Um pequeno troço do trilho passa dentro de uma linha de água, sendo necessário ter algum cuidado pois o piso pode encontrar-se muito escorregadio. 
Para observação de aves este é um trilho indicado pois podem-se observar com facilidade milhafres (Buteo buteo rothschildi), estrelinhas e garças e também o único mamífero endémico – o morcego diurno (Nyctalus azoreum). Neste percurso poderá contemplar a Lagoa das Furnas de ângulos únicos. No final do atalho de pé posto deverá voltar à sua direita para as Caldeiras da Lagoa das Furnas. Nesse ponto pode optar por percorrer o percurso pedestre PRC-6-SMI: Lagoa das Furnas que passa na própria freguesia das Furnas.
 

Ilha: São Miguel
Dificuldade: Médio
Extensão: 2 Km
Tempo: 0h 45m



PR15SMI - Trilho do Pico da Areia

Este trilho está temporariamente fechado.


Este percurso inicia-se num antigo caminho agrícola, ladeado por criptomérias e conteiras e tem a duração total de cerca de 2h. Depois de caminhar aproximadamente 1 km entra-se num caminho de terra batida (com muita pedra pomes) contornando-se uma parte do Pico da Areia pelo seu lado esquerdo, depois deve-se voltar à direita para um atalho que sobe o Pico da Areia até ao seu ponto mais alto, de onde se tem uma magnífica vista para Lagoa das Furnas. Toda esta área apresenta uma grande densidade e diversidade de espécies endémicas pois é uma zona de replantação. Seguindo atentamente as marcas, encontra-se um caminho de pé posto à esquerda que desce para a Ribeira Quente. Na parte inicial o caminho apresenta uma comunidade vegetal com muitas endémicas, sendo a urze predominante. Um pouco mais adiante as urzes dão lugar a conteiras e incenso e o caminho torna-se mais inclinado. Nessas zonas mais íngremes ainda se encontram antigas calçadas que foram feitas pelos antigos que usavam este mesmo trilho para irem da Ribeira Quente às Furnas vender o peixe e comprar milho e outros viveres. Depois de descer cerca de 2,5 km chega-se a uma estrada de alcatrão que fica na margem direita da Ribeira Quente e, um pouco à frente, encontra-se a Freguesia da Ribeira Quente.

Clique aqui para ver todas as fotos

Ilha: São Miguel
Dificuldade: Fácil
Extensão: 6 Km
Tempo: 2h 00m